CONECTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS

Conectividade é a capacidade de uma paisagem facilitar fluxos entre seus elementos. A Fazenda atende 100% a esse quesito, visto que toda a propriedade é integrada através de corredores ecológico que facilitam o trânsito da fauna existente no local. Além dos corredores já existentes, a Fazenda tem implantando ao longo dos anos faixas de árvores nativas ao lado das cercas de divisa, aumentando assim a arborização da propriedade.

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

A Fazenda adota conceitos, técnicas e práticas com a finalidade de conservar a água, preservando os suprimentos existentes e minimizando os volumes de efluentes gerados, contribuindo dessa maneira para a preservação ambiental.

Há responsabilidade no monitoramento mensal do consumo e na utilização racional da água na propriedade. Além disso, a Fazenda possuidiversos sistemas de tratamento, como a implantação de cloradores que ajudam a remover resíduos que inviabilizam o consumo da água.

Outros sistemas implementados foram biodigestores para tratamento dos efluentes domésticos sanitários, caixa de separação de água e óleo nos lavadores e sistema de reciclagem da água residuária do lavador de café.

Anualmente são realizadas análises, em laboratórios especializados,de toda a água da Fazenda destinada ao consumo humano e também na água dos açudes, seguindo parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A propriedade possui outorgas de suas águas, barramentos e nascentes.

PROGRAMADE CAPACITAÇÃO
E EDUCAÇÃO

A Fazenda Santa Cruz em parceria com o SENAR realiza treinamentos para todos os funcionários e reciclagem anual dos cursos para aperfeiçoamento da mão de obra.

Além disso, todos os funcionários recebem periodicamente treinamentos em Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio, Proteção da Vida Silvestre, Conceitos das Certificações UTZ, Certifica Minas, Rainforest, entre outros.

Os funcionários da Fazenda tem a oportunidade de identificar, juntamente com a direção, ações e projetos que possam beneficiar o seu trabalho e que tragam oportunidades para eles e seus familiares.

PROTEÇÃO DA VIDA SILVESTRE

A fauna silvestre tem excepcional importância na existência e desenvolvimento das áreas naturais, sendo responsável de maneira indireta por vantagens econômicas como madeira, frutas, resinas florestais, entre outros, já que vários animais são vitais à existência de muitas plantas e vice-versa.

Diversos animais são dispersores e auxiliam na quebra de dormência das sementes que passam por seu trato gastrointestinal ou são escarificadas pelo seu manuseio, por exemplo. A Fazenda Santa Cruz possui um ambiente natural com mais de 100 hectares de floresta nativa preservada, o que possibilita a vida e procriação de animais silvestres na propriedade.

Na Fazenda tem-se avistado com frequência animais ameaçados de extinção e que convivem perfeitamente entre a lavoura e a mata, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica. A conservaçãodos ecossistemas permite a proteção de todas as espécies de animais, e no local há de proibição da caça, da pesca, da extração e do tráfico de animais.

CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS NATURAIS

Desde a aquisição da propriedade, o objetivo era recuperar todas as áreas de floresta existente na Fazenda. Para isso, ao longo dos anos, foram plantadas mais de 400 mil árvores nativas em toda a área, provenientes de mudas que a própria Fazenda formou através de viveiros próprios e de doações de institutos parceiros como o IEF campus Muzambinho.

Com o plano de conservação, foram identificadas mais áreas demarcadas pelo CAR (Cadastro Ambiental Rural), o que a médio e longo prazo permitiu a reconstituição de maiores áreas de APP(Áreas de Preservação Permanente) e RL (Reserva Legal), além do monitoramentoda fauna local e preservaçãodos ecossistemas naturais.

fique por dentro