fique por dentro

SAFRA BRASILEIRA DEVE FICAR PERTO DE 40 MILHÕES DE SACAS EM 2015

É o ponto mais baixo da faixa da previsão divulgada em março. Influência é de uma grande incidência de grãos pequenos

Por: Fazenda Santa Cruz
03/11/2015

A safra brasileira de café ficará perto de 40,3 milhões de sacas em 2015, conforme projeção divulgada na última sexta-feira (7) do Conselho Nacional do Café (CNC).


Esse foi o volume mais baixo da faixa da previsão divulgada pela entidade em março, por influência de uma grande incidência de grãos pequenos.


Em meados de março, o CNC e a Fundação Procafé divulgaram projeção de safra entre 40,3 milhões e 43,25 milhões de sacas de 60 kg, indicando a possibilidade de um recuo expressivo na comparação com 2014.


"Nossas bases produtivas nos reportam a grande incidência de cafés miúdos e a consequente necessidade de mais grãos para se encher uma saca", disse o presidente do CNC, Silas Brasileiro, em boletim semanal da entidade.


O conselho, que representa produtores e cooperativas, entende que "players e empresas internacionais superestimam nossas produções com o intento de pressionar as cotações".


O café arábica tem sido negociado na bolsa de Nova York perto do menor patamar desde o início de 2014.


Operadores dizem que a forte desvalorização do real frente o dólar nas últimas semanas tem estimulado vendas de produtores, pressionando as cotações.


Em seu relatório, o próprio CNC destaca que houve aumento dos negócios no mercado físico brasileiro devido à valorização da saca de café, após a alta do dólar frente o real.

fique por dentro