fique por dentro

O PAPEL DAS ABELHAS NO CULTIVO DO CAFÉ

Novas pesquisas apontam o destaque desses insetos na melhoria da qualidade do grão

Por: Carol Silvério
26/06/2018

Entre os insetos polinizadores, as abelhas são destaque por sua eficiência, prestando um serviço essencial para a biodiversidade por polinizar diversas culturas agrícolas e também plantas silvestres. Até pouco tempo, acreditava-se que seus efeitos sobre a produção de café eram insignificantes, porém pesquisas recentes demonstram que esses pequenos insetos são responsáveis por 10 a 20% da polinização dessa cultura. 


Os estudos mostram que, embora as plantas de café forneçam poucos locais de nidificação e alimento para as abelhas, as árvores localizadas dentro ou ao redor das fazendas de café são os locais ideais para a sua instalação, o que demonstra mais um benefício do cultivo do café à sombra. Já se sabe que a presença de árvores na fazenda tem benefícios para a produtividade do café, podendo contribuir para o aumento da produção em 20%, além de reduzir a presença de peaberries (um único grão de café ao invés de dois normais) em 27%.


No México e na Guatemala, locais onde as fazendas de café são caracterizadas por cultivo à sombra e com florestas adjacentes, os agroecossistemas cafeeiros possuem o dobro da diversidade de abelhas, o que resulta em frutos de tamanho 20% maior do que os produzidos no Brasil e na Costa Rica. Os projetos de apicultura nessas fazendas inicialmente foram introduzidos para diversificar a renda e fortalecer a segurança alimentar dos produtores, mas novas pesquisas apontam também para uma melhor produtividade do café.


Na Fazenda Santa Cruz, temos o compromisso em recuperar todas as áreas de floresta existentes. Até o momento, já foram plantadas mais de 400 mil árvores nativas em toda a área, provenientes de mudas formadas através de viveiros próprios e também de doações de institutos parceiros.


Além disso, foram estabelecidos diversos talhões para a criação de abelhas, pois é evidente que elas contribuem tanto para a polinização quanto para melhorar a qualidade do grão e são indispensáveis na produção de alimentos. É de conhecimento comum que as abelhas estão em perigo em todo o mundo, por isso pesquisas com essa finalidade são tão importantes. 

fique por dentro