fique por dentro

O PAPEL DA PÓS-COLHEITA NA QUALIDADE DO SEU CAFÉ

O planejamento da pós-colheita é uma etapa importantíssima para que todo o café recebido da lavoura seja processado de forma adequada, mantendo assim sua qualidade

Por: Carol Silvério
12/07/2018

Que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, todos nós sabemos. E de uns tempos para cá, a procura por cafés gourmetizados e especiais tem crescido muito. 


Durante o processo de produção do café, o produtor tem inúmeras operações a realizar durante todo ano, como Novos Plantios, Florada, Tratos Culturais, Maturação e finalmente a Colheita, sendo essa última a fase em que ele obtém todos os resultados de suas ações. E esses resultados podem ser positivos ou negativos.  


Observando a produção como um todo, é importante ressaltar que todas as etapas são importantes para que seja gerado um excelente produto final – uma ótima xícara de café! Mas hoje, iremos nos ater ao papel que a pós-colheita exerce nesse processo todo. 


Para que o consumidor final receba um café considerado Especial, é muito importante que se tenha um bom planejamento da colheita e da pós-colheita, que é uma etapa importantíssima para que todo o café recebido da lavoura seja processado de forma adequada até seu beneficiamento. 


No momento da colheita, são escolhidos os grãos de café com maior índice de maturação seguindo uma criteriosa avaliação.