fique por dentro

LOBO-GUARÁ - ANIMAL EM EXTINÇÃO PRESENTE NA NOSSA MATA PRESERVADA.

A Fazenda Santa Cruz preserva e dá condições a sobrevivência dos animais silvestres.

Por: Fazenda Santa Cruz
29/08/2019

São anos afins de cuidados com nossa mata e criação de corredores ecológicos, visando preservação e criando um ambiente seguro para os animais presentes na nossa mata.

Curiosidades sobre o Lobo Guará

O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado brasileiro.

Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado.

Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O lobo guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado.

A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade.

A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo.

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/lobo-guara/

fique por dentro