fique por dentro

FLORADA ANTECIPADA NA LAVOURA DE CAFÉ: BOM OU RUIM??

As chuvas antecipadas desta época do ano fizeram aparecer flores em algumas áreas da lavoura de café

Por: Carol Silvério
17/08/2018

As chuvas que chegaram no início de agosto na região onde está localizada a Fazenda Santa Cruz já totalizaram mais de 50mm, o que não é comum para esse mês, uma vez que estamos na fase final da colheita dos grãos. 


Devido a este aumento de pluviosidade, as flores chegaram antecipadamente em algumas áreas da lavoura de café.  Por esse motivo, algumas adaptações precisaram ser realizadas nas áreas onde os frutos ainda não haviam sido colhidos, pois é importante que as flores não sejam retiradas juntamente com os grãos no momento da colheita.


Fisiologicamente, a antecipação da florada é negativa para a planta, pois causa maturação irregular dos grãos durante o seu desenvolvimento. A florada mais expressiva deveria ocorrer após a regularização das chuvas, o que normalmente acontece no final de setembro e início de outubro.



Carreador de café com muitas árvores floridas

 

A florada é um espetáculo a parte no Sul de Minas Gerais. O perfume exala nas lavouras e uma paz imensa ao ver flores brancas que cobrem todas áreas de café pode ser sentida, mas o desequilíbrio do clima fez com que o fenômeno fosse antecipado.