fique por dentro

CAFÉ ESPECIAL X CAFÉ GOURMET X CAFÉ TRADICIONAL

Saiba a diferença entre eles

Por: Fazenda Santa Cruz
14/05/2019


Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association) que vai até 100 pontos, sendo avaliados os seguintes atributos: Fragrância/Aroma, Uniformidade, Ausência de Defeitos, Doçura, Sabor, Acidez, Corpo, Finalização e Harmonia, tudo isso avaliado no Cupping ou prova de café por especialistas chamados de provadores de Café ou Q’Graders


Café Gourmet é uma categoria de classificação de café torrado e moído criado no Programa de Qualidade do Café da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café (PQC), O PQC propõe três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade: Tradicional, Superior e Gourmet. A ideia do programa era educar o consumidor e fazê-lo descobrir que existem diferenças entre cafés. A categoria é definida pela nota final de 0 a 10, sendo: Tradicional, nota igual ou maior a 4,5 e inferior a 6; Superior, nota igual ou maior a 6 e até 7,2; e Gourmet, nota igual ou superior a 7,3 e até 10.

O café tradicional possui qualidade inferior. Ele é composto por café arábica com alta incidência de defeitos e é vendido para as indústrias nacionais por preços inferiores. Estes  cafés acabam se caracterizando pela moagem muito mais fina e uma torra bastante escura, para disfarçar as imperfeições dos grãos. É o café preto que bebemos todos os dias ou quando vamos à padaria. O resultado dessa síntese é apenas o amargor do grão, por isso a necessidade de adoçá-lo.