fique por dentro

ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DO BEM, A FAZENDA SANTA CRUZ SE PREPARA PARA SER REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE

Ser sustentável está muito além de implementar práticas de proteção ambiental

Por: Carol Silvério
07/09/2018

Você sabia que Brasil é pais que produz o café mais sustentável do mundo? 


A crescente demanda mundial por cafés certificados, tanto por parte de empresas, como de consumidores, criou um mercado propício para a produção de cafés sustentáveis em áreas ricas em biodiversidade.


Para que essa produção sustentável seja certificada existem diversas leis que devem ser rigorosamente respeitadas, garantindo assim os direitos de quem trabalha no setor e protegendo o meio ambiente. Na Fazenda Santa Cruz, todas as regras para a produção com sustentabilidade são cumpridas, o que é motivo de muito orgulho. Não é tarefa, mas o processo leva ao produtor a chance de conhecer a legislação que torna a propriedade apta a produzir café de forma correta, fazendo bem ao meio ambiente e as pessoas envolvidas na cadeia produtiva.


“Aqui nos envolvemos desde o plantio e tratamento correto do solo, porque tudo está envolvido no resultado para obter a melhor qualidade para o café. Qualidade para mim é conseguir produzir com menor impacto à natureza e a todos os envolvidos”, diz Josiani Moraes, gestora da Fazenda Santa Cruz, que está sempre em busca de práticas ainda melhores na condução da lavoura.



Josiani Moraes, gestora da Fazenda Santa Cruz, na lavoura cafeeira


Para comprovar que as normas legais e sustentáveis estão sendo executadas existem as certificações, que também oferecem a rastreabilidade do produto. Existem diversos tipos de certificações e todas são válidas, uma vez que norteiam e organizam a propriedade em todos requisitos e valorizam o produto, pois podem ser incorporadas na embalagem mostrando ao consumidor final a preocupação com os aspectos sustentáveis. 


As auditorias nas propriedades também são de extrema importância, pois levam ao consumidor confiabilidade no consumo do produto. São analisados o cumprimento total de normas ambientais, que envolve inspeção da aplicação de produtos sem risco de contaminação ao homem e ao grão, e das normas trabalhistas. 


Na Fazenda, existem animais silvestres na rica mata nativa, muitos em extinção, e que convivem com todos de forma harmônica, o que mostra que excelentes práticas de proteção ambiental têm sido executadas.