UTZ CERTIFIED

A UTZ Certified é um programa de Certificação Mundial para a produção e o fornecimento de café responsável. O programa assegura a qualidade social e ambiental na produção de café e oferece segurança para toda a cadeia, desde a produção e atéo fornecimento para mercados competitivos.

Rastreabilidade UTZ UTZ

Um sistema Rastrear-e-Relatar, baseado na Internet, rastreia o café certificado UTZ Certified ao longo de toda a cadeia, desde o produtor até o torrefador, e através dele os compradores conhecem a real origem do café. As exigências da Cadeia de Custódia UTZ Certified asseguram que o café certificado não seja misturado com café não certificado.

Código de conduta da UTZ

A Certificação UTZ Certified, cujo significado é “café certificado” na língua Maia, surgiu na Guatemala através de um consórcio de produtores e exportadores. Esse programa de certificação é baseado no Código de Conduta UTZ Certified, um conjunto de critérios sociais e ambientais relativos às práticas de produção responsáveis de café e gestão eficiente das fazendas produtoras. Os produtores que recebem esse certificado atendem a esse Código de Conduta. São realizadas inspeções anuais por certificadores independentes a fim de verificar se estão sendo mantidos os critérios exigidos.

Fontes: Manual Integração Fazenda Santa Cruz, escrito por Josiani Moraes da Silva

RAS – RAINFOREST ALLIANCE CERTIFIED

A certificação Rainforest é baseada nas normas da Rede de Agricultura de Sustentável (RAS) e diferencia as propriedades rurais que adotam boas práticas sociais, ambientais e de produção agropecuária em suas atividades. Entre elas, estão a conservação dos recursos naturais e ecossistemas, a contribuição para o bem-estar da comunidade na qual o empreendimento está inserido e o respeito ao trabalhador, incluindo o cumprimento das leis trabalhistas e convenções da Organização Internacional do Trabalho, entre outros requisitos.

Tem com foco principal:

- Uso correto e na adoção de práticas agrícolas que visam a redução do uso de agroquímicos; - Manejo conservacionista do solo e demais recursos naturais existentes, conservando os recursos existentes ou recuperando se assim for necessário; - Respeito aos trabalhadores envolvidos com a atividade, e principalmente a legislação trabalhista existente; - Rastreabilidade da produção e garantir ao consumidor o acesso a produtos produzidos de acordo com esta norma;

Propriedades Agropecuárias que decidirem por agregar ao seu produto o selo “Rainforest Alliance” através da certificação pela norma RAS irão se destacar de outros empreendimentos, pois seguirão boas práticas sociais, ambientais e de produção agropecuária nas atividades envolvidas.

Fontes: Manual Integração Fazenda Santa Cruz, escrito por Josiani Moraes da Silva

CERTIFICA MINAS

É uma Certificação Oferecida através da Emater pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de controlar o processo de produção do café, visando a rastreabilidade do produto, visando melhoria do produto no mercado mineiro.

Fontes: Manual Integração Fazenda Santa Cruz, escrito por Josiani Moraes da Silva

BSCA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAFÉS ESPECIAIS

É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas no mercado interno e externo de cafés especiais, buscando difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável.

A BSCA tem por finalidade, através de pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e promoção de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos ao mercado interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes e monitorar selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, que pode ser consultada pelo consumidor através do site (www.bsca.com.br).

Fontes: Manual Integração Fazenda Santa Cruz, escrito por Josiani Moraes da Silva

O QUE É CERTIFICAÇÃO?

A Certificação é uma norma adotada a fim de controlar todo o processo de produção do café, desde o seu plantio até a xícara do consumidor final.

POR QUE TER CERTIFICAÇÕES?

Consumidores cada vez mais exigentes nos mercados avançados e também no Brasil, ao escolherem um produto na prateleira, optam por aqueles que oferecem garantia de sustentabilidade e ética. A escolha por produtos com selos e certificados de qualidade, como UTZ, Certifica Minas, 4 C, BSCA e Rainforesté cada vez mais crescente. Nesse sentido, as Certificações dão ao produto oportunidade de ser reconhecido mundialmentee aos consumidores a garantia de optarem por um sistema de certificação que visa a sustentabilidade.

POR QUE TER VARIAS CERTIFICAÇÕES?

Cada consumidor que compra o produto exige um tipo de Certificação, por isso, para atender a todos, é necessário que o café tenha vários tipos de Certificações.

fique por dentro